Começa neste dia 24, quinta-feira, às 19h, a exposição ‘A cor cura’, de autoria da artista plástica Con Silva, considerada expoente, em Batatais, no estilo de arte ‘Naif’. A mostra que acontecerá no Claretiano – Memorial reúne pela primeira vez mais de 100 telas que retratam a trajetória de Con Silva pelo estilo artístico, transcendendo o cotidiano, revelando formas e criando um universo artístico próprio, repleto de cores e sensibilidade.
Rodrigo Touso Dias Lopes, coordenador do curso de especialização em Museografia e Patrimônio Cultural do Claretiano – Centro Universitário, explicou que a exposição concentra a produção da artista, sobretudo, dos últimos cinco anos, com temas que vão da religiosidade ao folclore, das naturezas mortas aos animas multicoloridos, dos retratos aos temas fantásticos. “Um passeio pelo universo no qual a cor não serve apenas para ilustrar as telas, entreter e seduzir: é uma visita ao mundo no qual, acima de tudo, a cor cura”, conta.
A arte
Para além da técnica, a arte ‘Naif’ demanda a sensibilidade da artista porque é pintura que não permite simulações. Os significados extrapolam as linhas e as cores, construindo uma expressão completa em cada tela repleta de tintas, detalhes, nuances e contrastes. Afinal, ‘Naif”, que traduzido do inglês pode ser entendido como inocente ou ingênuo, é qualidade de quem é, não do que se faz. Isso porque, neste estilo, a artista expõe suas experiências próprias de uma forma simples e espontânea.
Programe-se
Evento: Exposição A cor cura, de Con Silva.
Data: De 24 de maio a 30 de junho de 2017
Local: Claretiano Memorial
Visitas: Segunda à Sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h
Agendamentos de grupos: 16. 3660-1760 ou memorial@claretiano.edu.br
Entrada Gratuita