26/12/2016 NOTÍCIAS

Sexta feira tem Festa da Befana no Claretiano - Colégio São José

Neste dia 6, sexta-feira, a partir das 20h, acontece a Festa della Befana para marcar o encerramento das celebrações natalinas do Claretiano – Colégio São José. A comemoração tem entrada gratuita e vai acontecer na praça central do Colégio, que fica na rua Dom Bosco, 466, Castelo. Na oportunidade será realizado um teatro contando toda a história da Befana e todas as crianças receberão doces, sendo uma noite mágica de amor e alegria do menino Jesus.

De origem italiana, conta a história que, na noite de 5 para 6 de janeiro, Befana, uma simpática idosa, monta em uma vassoura, carregando nas costas um pesado saco com brinquedos, guloseimas, carvão e cinzas. Na Itália, as crianças que praticam boas ações, no ano anterior, ganham doces, já as que se comportam mal, durante o mesmo período, recebem um pedaço de carvão ou as cinzas.

 

A história

La Befana é uma lenda que mexe com o imaginário infantil, permanecendo viva até hoje e exercendo um importante papel na imaginação infantil. Conta-se que, há muitos séculos, o Rei Herodes decretou que todos os meninos nascidos naquele ano deveriam ser sacrificados. Era seu desejo matar a criança que nasceria para ser o futuro rei. Os soldados percorreram as cidades de todo o país e cumpriram a ordem do rei. Entretanto, uma das mães que perdeu o filho ficou tão chocada que não conseguiu chorar, nem aceitar a perda. Em seu desespero, começou a procurar pelo filho por toda a casa e, não o encontrando, convenceu-se de que a criança não estava morta, mas desaparecida. Colocou tudo o que pertencia ao filho numa toalha, prendeu-a a uma vara e carregou-a ao ombro, procurando por ele de casa em casa.

Embora tivesse a impressão de que muito tempo havia passado em busca, a jovem mãe, em poucos dias, encontrou uma criança. Convencida de que conseguiria encontrar o filho, ela depositou a toalha e os pertences aos pés da manjedoura onde a criança dormia. O jovem pai olhou a face desta estranha mulher e ficou pensando sobre quantos anos ela haveria de estar procurando o filho. Seu rosto estava enrugado, e seus cabelos, embranquecidos.

A criança era o menino Jesus, e, em gratidão à generosidade da ‘velha’ mulher, Ele a abençoou. Em uma noite do ano, por toda a eternidade, aquela mulher, que Ele chamou de La Befana, por ser a ‘presenteadora de presentes’, teria todas as crianças do mundo para si. Nessa noite, ela seria capaz de visitar cada uma, trazendo roupas e brinquedos. A noite é a de 5 de janeiro de cada ano, e, na manhã de 6 de janeiro, as crianças de toda a Itália encontraram suas meias cheias de doces por cada boa ação que praticam, ou um pedaço de carvão, se tiverem se comportado mal.

A festa da Epifania é uma celebração cristã em lembrança da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.

Deixe seu comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

" " " "