14/11/2016 NOTÍCIAS

Exposição retrata os vários significados do nascimento de Jesus

O final do ano chegou e com ele veio os sentimentos de esperança, fé e renovação, afinal, dezembro, para muitos, marca a chegada do menino Jesus entre nós. E esse é o momento certo de preparar o presépio que hoje é retratado de formas variadas. Alguns mais luxuosos e outros mais singelos, mas sem deixar de lado a essência que esse momento representou. Com o passar dos anos alguns itens foram surgindo para incrementar o nascimento de Jesus, mas o tradicional permaneceu. 

Assim surgiu a exposição ‘Presépios’ que retrata as várias formas do nascimento de Jesus Cristo. A mostra que é composta por presépios oriundos de Batatais, de cidades da região e até do mundo, foi preparada nos últimos meses para que o público possa ter a ideia da grandiosidade e ao mesmo tempo da simplicidade que foi o nascimento do menino Jesus. 

Diversos cenários podem ser apreciados, indo da manjedoura escura e com animais aos mais elaborados e até os confeccionados com juta e cascas de árvores.  A exposição que acontece nas dependências do Claretiano – Colégio São José segue até o dia 20 de dezembro com entrada franca. O público pode conferir a mostra de segunda à sábado, das 8h às 12h e das 14h às 22h e aos domingos, das 14h às 22h, sendo que a partir das 19h30, é o melhor horário para ver a iluminação da exposição.

 

Confira alguns detalhes da mostra que reúne as várias formas do presépio:

Presépio São Francisco: Representa o início dos presépios, pois São Francisco pediu autorização para o Papa para montar o primeiro presépio no mundo. No passado, quando São Francisco de Assis começou a restaurar a Igreja de São Damião, que estava abandonada, ele viu um crucifixo e sentiu uma emoção muito forte e uma vontade grande de restaurar a igreja, um impulso inconsciente que dizia: ‘Francisco, vai e restaura a minha Igreja’. Mas, na realidade, não se tratava da igreja física e sim o sentimento que a Igreja proporciona aos fiéis.  Por isso, esse primeiro presépio é feito sem paredes e em formato de igreja. Tudo para simbolizar a igreja etérea, a igreja universal. O trigo, por exemplo, representa os campos de Umbria, região da Itália e os pinheiros são símbolos de São Francisco de Assis. Não podemos esquecer que São Francisco de Assis é o protetor dos animais.  A ideia aqui é retratar o começo de tudo.

Presépios pelo mundo: peças oriundas de várias cidades do Brasil, Chile, México, Panamá, Israel, Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru, Argentina, Canadá, Canadá, Uganda, Suécia, Itália, Lituânia, Rússia, Estônia, Portugal e Espanha

Presépio de Cascalho: original da cidade de Cascalho, todas as peças são de resina italiana. Um dos destaques é uma tela, réplica de uma pintura de Leonardo Da Vinci, que representa, em sua visão, a vida nova, ou seja, o abandono dos velhos hábitos, dos velhos costumes e o início de uma vida nova com o nascimento de Jesus.  Há o contraponto: o antigo atrás e o novo na frente. Todo o simbolismo do nascimento de Jesus de acordo com o olhar de Da Vinci está retratado neste espaço. A jabuticabeira dá um toque especial ao cenário, afinal, a jabuticaba é considerada a excelência das plantas e vai ao encontro da excelência das telas de Da Vinci. Já a carroça simboliza a simplicidade da vida na área rural. Trata-se de uma peça autentica com quase dois séculos. 

Presépio Tropical: Com telas oriundas do Equador, esculpida em madeira e com anjos feitos com folhas de bananeira pela artista Rosalina B. Peruchi da cidade de Cascalho, esse espaço representa o nascimento de Jesus voltado ao tropicalismo. Aqui os detalhes de cada peça chamam a atenção. As frutas brasileiras, como banana, buriti, jatobá, abacaxi e outras fazem parte da decoração deste espaço que retrata o presépio tropical. Aqui vale lembrar da ‘Laudato si’, encíclica do Papa Francisco, que faz observações críticas sobre o consumismo e desenvolvimento irresponsável. Nela o Papa faz um pedido para que haja mudança e a unificação global das ações. Tudo para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Aqui temos a intenção de louvar a natureza com o nascimento do menino Jesus.

Presépio A Casa Comum: Neste ambiente as peças simples retratam a presença de Jesus em todos os lares. Este espaço representa todas as casas de todas as classes sociais, sendo considerada ‘a casa de todas as casas’. O simples e singelo está retratado aqui neste presépio. O crucifixo do lado de dentro da porta é uma réplica pequena da peça original que São Francisco de Assis viu e sentiu a vontade de ‘reformar a igreja’. A árvore de algodão também representa a simplicidade.

Presépio árabe: retrata o nascimento de Jesus no Oriente Médio.  

Presépio de Roma: retrata a sutiliza e a simplicidade da vinda de Jesus ao mundo.

Presépio rústico:  feito de juta e cascas de árvores representando toda a simplicidade do nascimento de Jesus Cristo. 

Presépio Africano: uma visão africana do presépio com alusão à Missão Moçambique Claretiano Solidário na África.

Presépio Natural: retrata o nascimento de Jesus em meio a natureza, como por exemplo, as cachoeiras, que há no Brasil.

Tela Presépio Napolitano: tela que representa diversos profissionais urbanos (como ferreiro, sapateiro, barbeiro, verdureiro, entre outros), pastores, homens do campo, além de objetos, utensílios e móveis.

 

O Claretiano fica na Rua Dom Bosco, 466, Castelo. Par mais informações ligue 16. 3660-1660, lembrando que a visitação é gratuita.

 

Programe-se

Evento: Exposição Presépios

Data: de 11 de novembro a 20 de dezembro

Horário: de segunda à sábado, das 8h às 12h e das 14h às 22h e aos domingos, das 14h às 22h, sendo que a partir das 20h, é o melhor horário para ver a exposição iluminada.

Endereço: Rua Dom Bosco, 466, Castelo

Informações: 16. 3660-1616

Investimento: Entrada gratuita.

Deixe seu comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

" " " "