13/08/2016 NOTÍCIAS

APAE Batatais divulga ações da Semana de Prevenção

Evento tem como objetivo levar à população conhecimento das causas e formas de prevenção das deficiências.

Como acontece todos os anos, A APAE Batatais prepara-se para realizar de 21 a 28 de agosto, mais uma Semana de Prevenção. O evento tem como objetivo destacar a importância da prevenção e informar as ações que a instituição desenvolve junto à comunidade. Além disso, ele faz parte da Semana de Prevenção às Deficiências instituída pelo governo Estadual e Municipal pela lei 7944 de 08/07/1992.

As atividades da programação têm início na próxima segunda-feira, 15, com a Campanha dos Escolares, que consiste em realizar exames de triagem auditiva, visual e postural nos alunos do primeiro ano das redes de ensino municipal, estadual e privada. Segundo a coordenadora da saúde, Patrícia Rocha, a iniciativa com os estudantes acontece há 14 anos e tornaram-se importantes ferramentas de auxílio ao desenvolvimento dos discentes. “Nosso objetivo é detectar, no início da vida acadêmica, algum problema que o estudante tenha ou possa desenvolver nas modalidades avaliadas e que possam interferir na aprendizagem”, explica.

A agenda de atividades segue com a Semana de Prevenção, entre os dias 21 e 28 de agosto, com participações na imprensa, comentando e esclarecendo assuntos relacionados ao tema. Entre os assuntos a serem abordados estão o Teste do Pezinho e o Exame da Orelhinha, feitos em todos os bebês recém-nascidos no município e que visam detectar precocemente deficiências. “A APAE visa divulgar as informações sobre prevenção não apenas para as famílias, mas também para toda a comunidade”, afirma Patrícia.

A coordenadora salienta ainda que a prevenção também deve focar outras fases da vida. “Todos estamos sujeitos a acidentes. Idosos, por exemplo, podem ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em decorrência de pressão alta. Uma pessoa atropelada, que sofre uma lesão medular, pode torna-se uma pessoa com deficiência física. São situações que podem ser evitadas, por isso, é importante prevenir e mais barato que remediar”, esclarece.

Para o presidente da APAE, José Eduardo Merlino Matassa, o trabalho realizado pela instituição mostra resultados significativos. Há uma década havia dez salas de educação precoce, hoje, apenas duas. “Houve uma redução do índice da incidência de deficiências em nosso município. Esses saldos só são possíveis graças a um trabalho diferenciado de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais especialistas. Temos no grupo uma médica geneticista, uma exclusividade entre as APAEs do Brasil. Esse é o nosso diferencial”, finalizou Matassa.

Deixe seu comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

" " " "