Entre os dias 10 de agosto e 30 de setembro, o clima mágico do Folclore Brasileiro, comemorado no dia 22 de agosto, estará presente nas dependências da Biblioteca “Pe. Elias Leite”, no Claretiano – Centro Universitário. Com o tema “Folclore: diversos olhares”, a exposição realizada pelo Claretiano - Centro Universitário e Claretiano – Colégio São José, reúne, em um único espaço, as variadas manifestações da cultura popular brasileira existente nos mais diversos povos.
Na exposição, que será retratada em nichos construídos especialmente para a ocasião, inclusive com uma mostra do Sítio do Pica pau Amarelo, série de fantasia escrita por Monteiro Lobato que concentra vários personagens do folclore brasileiro, como o Saci-pererê, que é, sem dúvida, a maior lembrança do folclore brasileiro, o público fará uma viajem nas mais variadas lendas populares. Definido como conjunto de mitos e lendas que passam de geração para geração, o folclore originou as festas populares que ocorrem por todo o país, como o Carnaval, a Festa Junina, Festa do Divino, Folia de Reis, entre outras.
Uma das atrações da parte interna da exposição serão algumas imagens das telas do pintor Cândido Portinari. Essas obras retratam algumas brincadeiras folclóricas, como meninos soltando pipas e brincando com peão. Brincadeiras como amarelinha, bugalhas, arapuca, pipa, estilingue e peteca, além dos personagens Boitatá, Iara, Saci-pererê, Curupira, fazem parte da exposição, juntamente com cantigas e parlendas.
No nosso país, a tradição folclórica desenvolveu-se de variadas formas com o Bumba-Meu-Boi, Saci-pererê, Iara e outras lendas que serão retratadas em forma de bonecos na exposição “Folclore: diversos olhares”. Mas, como o folclore também se remete a grandes festas, a exposição contará com um espaço destinado ao Carnaval, Festa do Divino, entre outras.