As secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente acabam de divulgar um novo levantamento do número de casos de dengue em Batatais. Nos primeiros 42 dias do ano de 2016, ou seja, entre os dias 1 de janeiro e 11 de fevereiro, foram confirmados 187 casos, uma média de 4,45 casos por dia.
O que mais chama a atenção é a velocidade com que a epidemia de dengue se espalha pela cidade. Enquanto em janeiro foram confirmados 99 casos da doença, em apenas 11 dias de fevereiro foram 88 confirmações. Um total de 158 pacientes apresentaram os sintomas e ainda aguardam o resultado do exame que confirma a doença.
Na imagem de satélite, as marcações em vermelho representam a localização aproximada das residências dos casos confirmados e as marcações em amarelo dos casos suspeitos que aguardam a confirmação. Por esse motivo, algumas marcações representam mais de um caso no mesmo endereço.
A epidemia de dengue na cidade, somada ao risco de propagação dos vírus Chikungunya e Zika, também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, levou a prefeitura a decretar estado de emergência em Batatais. A medida amplia os poderes da Secretaria Municipal de Saúde para o combate a doença, possibilitando compras emergenciais sem licitação e a entrada dos agentes de saúde em imóveis fechados, inclusive com uso de força policial quando houver resistência.
Neste sábado, 13 de fevereiro, o país inteiro está mobilizado no combate ao Aedes aegypti. Em parceria com o Governo Federal, cerca de 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica estarão nas ruas de 356 municípios em uma grande campanha de conscientização da sociedade, com orientações para eliminar o inseto transmissor do vírus Zika.
A Claretiana FM aproveite esta data para lançar em Batatais a Campanha Sábado da Faxina. A iniciativa do Ministério da Saúde propôes que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do aedes.