21/01/2016 NOTÍCIAS

Epidemia de dengue em Batatais: 446 casos confirmados

A cidade de Batatais registrou 446 casos confirmados de dengue em 2015, segundo o controle de vetores da prefeitura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes. Os 446 casos confirmados para uma população de aproximadamente 60 mil habitantes, coloca Batatais entre as cidades com epidemia da doença.

Do total de exames realizados no ano passado na cidade, 194 apresentaram resultado negativo, 12 foram inconclusivos e outros 62 casos ainda aguardam o resultado. Mantendo-se a mesma porcentagem de confirmação, o número total de casos de dengue deve ficar bem próximo a 500 confirmados em 2015.

Na foto, as marcações em vermelho representam a localização aproximada das residências dos infectados pelo vírus. Por esse motivo, algumas marcações representam mais de um caso confirmado no mesmo endereço. O mapa também não apresenta 26 endereços não identificados pelo Google Earth, como os registrados na área rural do município.

A epidemia de dengue na cidade, somada ao risco de propagação dos vírus Chikungunya e Zika, também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, levou a prefeitura a decretar estado de emergência em Batatais. A medida amplia os poderes da Secretaria Municipal de Saúde para o combate a doença, possibilitando compras emergenciais sem licitação e a entrada dos agentes de saúde em imóveis fechados, inclusive com uso de força policial quando houver resistência.

O quadro junto as imagens desta notícia apresenta a distribuição das confirmações durante os meses do ano e evidencia o aumento de casos nos meses com maior incidência de chuvas.

 

 

Deixe seu comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

" " " "