18/11/2015 NOTÍCIAS

Início das comemorações dos 120 anos dos Claretianos no Brasil

No dia 17 de novembro, na Igreja do Imaculado Coração de Maria – Santa Cruz, em Batatais, foi realizada uma Missa em Ação de Graças pelos 120 anos da presença dos Claretianos no Brasil, presidida pelo Superior Provincial Pe. Marcos Loro. A celebração, transmitida ao vivo pela Claretiana FM, foi o marco inicial do ano jubilar e o áudio está disponível no final desta página.

Durante a celebração, também foi comemorado o aniversário de 94 anos do Pe. Roque Vicente Beraldi, o Missionário Claretiano com mais tempo de exercício do sacerdócio no Brasil. Com 76 anos de vida religiosa e 69 anos de vida sacerdotal, Pe Roque continua a exercer sua missão como vigário paroquial da Matriz Imaculado Coração de Maria, na cidade de São Paulo, onde celebra missas regularmente. Em sua fala de agradecimento, durante a celebração, Pe Roque lembrou: "tive a felicidade de conhecer um dos padres que trouxeram a obra de Claret para o Brasil".

Claretianos no Brasil

No Brasil, a obra Claretiana teve início em 1895, com a chegada dos primeiros dez missionários a São Paulo, de onde se difundiu para vários outros Estados. Hoje a Congregação está instituída no Brasil numa Província e uma Missão (segue igual até Moçambique). A sede da Província está à Rua Martim Francisco, 636, em São Paulo e a sede da Missão de Rondônia em São Miguel do Guaporé, à Av. Capitão Silvio 600.

Sobre a chegada dos Claretianos em nosso país, o Superior Provincial, P. Marcos Loro, declarou: “Ao amanhecer do dia 19 de novembro1895, portanto, há 120 anos, nossos Missionários chegaram à baía de Santos. Podemos imaginar com que esperança estes dez missionários tocaram o solo Brasileiro. Não tenho dúvidas de que seus corações viveram um misto de alegria, surpresa e admiração, acompanhados, é claro, de uma certeza: o sonho do Pai Fundador deixava de ser apenas um sonho, tornara-se realidade! Portanto, a cidade de Santos e seu porto, foram por muitos anos e para muitos Claretianos a porta de entrada para a realização do sonho missionário. Não podemos negar: os dez Missionários chegaram como uma nova luz e uma nova voz a serviço do Reino; chegaram com a certeza de que o Carisma Claretiano tinha muito a contribuir para a construção do Reino na jovem Igreja da Terra de Santa Cruz.”

Deixe seu comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

" " " "