03/09/2015 NOTÍCIAS

Claretiano forma primeiro detento do estado em curso superior

Venilton Leonardo Vinci, 54 anos, tornou-se hoje o  primeiro detento do Estado de São Paulo a concluir um curso superior no regime fechado. Na foto, Venilton recebe a colação de grau do Coordenador Geral de EaD do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, Prof. Me. Evandro Luis Ribeiro. A sessão solene aconteceu nesta quinta-feira, 3 de setembro, às 10h00, no interior da Penitenciária 1 de Serra Azul,, com a presença de autoridades, imprensa, parentes do formando e detentos da unidade que são alfabetizados por Venilton.

O ingresso no curso de Licenciatura em Pedagogia aconteceu em 2010, graças a uma parceria entre a Penitenciária de Serra Azul, a FUNAP - Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel e o Claretiano – Centro Universitário, que criaram um projeto possibilitando a Educação a Distância adentrar os muros do presídio.

O processo de formação de Venilton aconteceu com a utilização de um sistema moderno de comunicação aplicado a educação e dotado de mecanismos de controle de acesso desenvolvido pelo Claretiano e supervisionado pela Penitenciária, em ambiente virtual exclusivo da instituição de ensino: a Sala de Aula Virtual – SAV. O aluno recebeu uma bolsa parcial e arcou com o restante da mensalidade com recursos próprios, obtidos através do trabalho na unidade prisional.

Apesar de todos os esforços para realização do projeto, os méritos são do formando. Venilton só conseguiu a oportunidade de ingressar em um curso superior pelo seu histórico dentro da penitenciária, onde concluiu o ensino médio e alfabetizou outros presos, na condição de educador leigo, remunerado pela FUNAP.

Deixe seu comentário

Comentários (1)

29/out Sergio - Parabéns, meu amigo.
" " " "