O curso de Filosofia (Bacharelado), na modalidade a distância, do Claretiano - Centro Universitário de Batatais foi reconhecido pelo MEC com nota 4. A avaliação, que varia de um a cinco, foi realizada in loco pelo Ministério da Educação em dezembro de 2018.
A notícia foi confirmada com a publicação da Portaria de Reconhecimento no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 5 de agosto. A formação dura três anos e é oferecida na modalidade a distância, com um ou três encontros por semestre, na maioria dos polos do Claretiano — inclusive nos internacionais.
Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Edson Renato Nardi, uma comissão de avaliadores analisaram questões como infraestrutura física e mediacional, corpo docente, projeto político pedagógico, ementas, extensão e inovação. Ele diz ainda que o reconhecimento representa segurança para os alunos e futuros alunos.
“As grandes empresas valorizam cada vez mais o pensamento analítico ensinado em programas de filosofia, e os profissionais da filosofia superam consistentemente outros alunos em pontuações de testes padronizados e ganhos em carreiras medianas”, disse.
A respeito do mercado de trabalho, o coordenador conta que as opções de carreira podem ser encontradas em áreas como ensino e pesquisa, administração pública, negócios, direito e jornalismo — com foco na análise do indivíduo, sociedade e visões de mundo.