11/05/2016 NOTÍCIAS

Claretiano recebe exposição Avante São Paulo

Teve início no dia 11 de Maio no Espaço Cultural Biblioteca Pe. Elias Leite do Claretiano – Centro Universitário, a exposição “Avante São Paulo!” que retrata a arte e cultura italiana desde a imigração. O evento, que faz parte da I Semana Cultural Italiana promovida pelo Claretiano, segue até o dia 30 de junho de 2016. As visitas podem ser feitas segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h. Instituições de ensino podem agendar a visita de alunos pelo telefone 16 3660-1628. A entrada é gratuita.

Paulo Masuti Levy, diretor do Espaço Cultural ENGEP, explicou que a exposição foi pensada e elaborada  pelo Grupo ENGEP de Limeira. “Nesta exposição a documentação fotográfica da Secretária da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conta com a parceria do Centro de Memória-Unicamp (CMU),  uma instituição pública que tem como objetivo preservar valoroso patrimônio documental da cidade de Campinas e sua região”, disse.

Durante a exposição, o público poderá conferir que a coleção explorada nesta mostra possibilita entender o esforço de modernizar o Estado de São Paulo na primeira parcela do século XX. Aliando fotografias, documentos textuais e objetos, a curadoria propôs um recorte que permite entrever parte do universo paulista, suas cidades e dinâmicas, sobretudo entre a fundação da Secretária e sua divisão, ocorrida em 1927.

A exposição conta com o apoio do Espaço Cultural ENGEP, Unicamp, Associação Pró Memórias de Limeira, Biblioteca Paulo Masuti Levi e do Claretiano – Rede de Educação.

 

Influência da imigração

Os imigrantes italianos não mudaram apenas a economia local, eles reconstruíram a cidade que ficou com ares arquitetônicos semelhantes com os europeus. Confira alguns dos principais italianos que contribuíram para mudanças importantes na cidade e que serão retratados na exposição:

Guilherme Rosado: Mestre construtor, nascido na Itália, em 1877, na cidade de Carrana, transformou o estilo colonial de Igreja Matriz de Batatais em estilo gótico, caracterizado pela verticalidade, pelo uso de arcos para dividir o peso, pelas grandes janelas que passaram a inundar as construções de luz e pelo usode vitrais em substituição às pinturas murais.

Ângelo Rossini: Mestre de obras, veio da Itália a convite da ordem salesiana para construir uma escola agrícola [Colégio Agrícola São José]. Fixou sua residência no município e teve vários pedreiros.

Fausto Bellini Degani: Foi mestre de obras, pedreiro, músico, escultor, radialista e folclorista, dedicando sua vida à cultura da cidade.

Nicola Gonini: Napolitano, participou da construção da antiga cadeia pública, um edifício de três pavimentos em alvenaria e piso sobre abóbodas tipo prussiano. O seu filho, José Gonini, nasceu em Batatais em 1904, sendo o último mestre construtor da Igreja Matriz.

Vitorio Gasparini: Filho do veneziano Luige Gasparini, trabalhou na construção da Igreja Matriz, do palacete do Monsenhor Joaquim Alves e do Colégio São José (...).

Carlos Zamboni: Engenheiro, foi o responsável pela construção da atual Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde e da casa do Monsenhor Joaquim Alves (...). Esteve à frente da construção do Hospital Major Antônio Cândido. Formado em Engenharia pela Universidade de Milão, tinha profundo conhecimento da arquitetura. Chegou a Batatais a convite do engenheiro arquiteto Julio Latini, responsável por várias obras na cidade e em São Paulo.

 

Evento: Exposição “Avante São Paulo!”

Data: de 11 de maio a 30 de junho.

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h

Local: Espaço Cultural Biblioteca “Pe. Elias Leite”, no Claretiano – Centro Universitário. Rua Dom Bosco, 466, Castelo

Informações:  16. 3660-1777.

Agendamento de visitas: 16 3660-1628

 

Deixe seu comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

" " " "